Juramento do Enfermeiro

Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da mora, honrando seu prestígio e suas tradições.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pensando na vida...



Gente, ontem eu vi a pior cena da minha vida. Na aula de anatomia o professor colocou a cabeça de um bebezinho e de uma menininha pra gente ver. Logo na primeira mesa. Eu entrei em choque na hora, passei muito mal, queria sair correndo dali. Tava me sufocando ver aquelas duas crianças ali, aquele jeito, cortadas para serem estudadas. Eu fico pensando em como a mãe teve coragem de doar seu filhinho pra estudo, será que ela não quis fazer um enterro bonito, pra poder se despedir? Às vezes nem foi culpa dela, talvez ela não saiba, sei lá o que pensar...
Só sei que chorei a noite toda, pensando no rostinho daquelas crianças, tão lindos e simplesmente jogados ali. Acho que nunca mais vou ser a mesma pessoa... Aquela cena fica indo e voltando da minha mente, sem parar... Algumas pessoas riram de mim por eu ficar triste por aquelas crianças, disseram que já estavam mortos faz tempo, que ninguém lembrava. Eu duvido, pois eu vou lembrar pra sempre, e essa justificativa não me convence. O que será que eles estariam fazendo agora? Seriam pai e mãe, estariam casados talvez, trabalhando no que quisessem, com uma vida inteira pela frente. Não me conformo com a simples aceitação de que crianças estão ali e ponto final.
Eu só queria entender, por que isso acontece, meu Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário