Juramento do Enfermeiro

Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da mora, honrando seu prestígio e suas tradições.

sábado, 5 de março de 2011

Demorei pra postar, mas eu estive ocupada então acho que to perdoada hahaha. Sexta foi um dos piores dias, não quero comentar, nem preciso. Então vamos ao que aconteceu nas aulas que foi bacana.
Aula de saúde ambiental a professora deu uma passada na história e evolução da saúde desde a época greco-romana, SUUUUPER interessante, quem quiser dar uma pesquisada não vai se arrepender.
Depois teve uma discussão na aula de História (leia-se: Determinantes Históricos e Sociais da Profissão do Enfermeiro) sobre a Florence e a Ana Néri, duas enfermeiras importantíssimas pra história e popularização da enfermagem, e pro que ela se tornou hoje.
Na última aula a professora fez um debate sobre o que nós pesquisamos sobre Saúde Pública e Coletiva, foi muito instrutivo e nos mostrou o quanto esses assuntos estão presentes no dia a dia sem que a gente perceba.
Ah, hoje cedo fui pra Campinas comprar meu jaleco, ficou tão lindo *-*

Bom, hoje não to muito afim de escrever, e essa semana não tenho aula até quarta-feira, ou seja, só apareço aqui quinta :)
Uma observação de última hora: pra quem quiser ser enfermeiro, leia bastante sobre os motivos que levaram a Florence e a Ana Néri a serem enfermeiras, elas são um exemplo de que pra ser enfermeiro é preciso gostar muito, e, principalmente, saber muito sobre as técnicas e modos de agir com o paciente. Enfermagem não está necessariamente relacionada à cura, mas ao cuidado e ao conforto de quem está ali, vulnerável, precisando da sua ajuda. Pense muito se essa é sua vocação, porque seja qual for a sua profissão, pra fazê-la bem você precisa gostar.

Até quinta ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário