Juramento do Enfermeiro

Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da mora, honrando seu prestígio e suas tradições.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ontem não deu pra postar, mas não significa que eu esqueci daqui :) aliás, hoje tenho uma coisa bem interessante pra postar!
Sabem porque ontem foi comemorado o Dia Internacional da Mulher? Porque no dia 8 de março de 1857 houve uma grande greve numa fábrica de tecidos de Nova York, onde as mulheres pararam a fábrica lutando por condições mais justas de trabalho, como redução da jornada de 16 horas (é serio) e salários melhores (elas ganhavam muito menos que os homens, fazendo o mesmo trabalho). Claro que isso não ficou barato, o dono da fábrica trancou-as la dentro e mandou atear fogo. Aproximadamente 130 mulheres morreram por reivindicarem seus direitos naquele dia.
Algum tempo depois, em homenagem à elas, decidiu-se que 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher.
Então, mulheres, não deixem que o sacrificio delas tenha sido em vão.Valorizem a si mesmas e ao seu trabalho, sempre lutando por melhorias. Numa profissão que desde o inicio foi predominantemente feminina (Enfermagem), nós temos que sentir orgulho por sermos mulheres e por sabermos ser fortes sem perder a sensibilidade.
Lembrem-se dessas mulheres, assim como de mulheres importantes para a Enfermagem como Florence e Ana Néri, todos os dias.
Não se subestimem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário