Juramento do Enfermeiro

Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da mora, honrando seu prestígio e suas tradições.

terça-feira, 1 de março de 2011

Ontem foi um dia muito agradável, acordei cedo e fui terminar um trabalho de Fundamentos da Saúde Coletiva. A professora pediu para pesquisarmos o que é saúde pública e o que é saúde coletiva, para levarmos os resultados na próxima aula e debater. Fiz meu resumo depois de olhar muuuuitos sites, mas foi gostoso aprender um pouco mais.
Mais tarde fui pra aula, e tive uma experiência bem bacana. Eu estava na fila e chegou um senhor cego, perguntou se eu poderia ajudá-lo a ir pra Campinas. Eu falei que sim, que ele podia ficar ao meu lado e eu o ajudaria. Conversamos por um bom tempo, já que o ônibus estava atrasado, então ele me contou que morava há mais de 50 anos em Campinas e que adorava a cidade. Eu falei que estou estudando lá, fazendo Enfermagem, e ele me disse cada coisa linda! Disse que era bom eu estudar enfermagem porque além de fazer bem aos outros, eu faria bem à mim mesma, que era uma profissão muito bonita, etc. O ônibus chegou, e eu ofereci meu ombro para ele se apoiar. Foi interessante observar que tudo que eu li sobre como ajudar pessoas com deficiencia visual se provaram eficazes. Ele pareceu feliz por não ser puxado, por eu ter oferecido um apoio ao invés de querer levá-lo de qualquer jeito. Percebi que ele ficou feliz por conversar comigo e falar um pouco da sua vida. E foi gratificante pra mim, ajudar uma pessoa desconhecida que se mostrou tão bacana e receptiva. Enquanto eu conversava com ele, eu sorri, e quando olhei para o lado havia uma criança pequena que sorriu também. Juntando tudo, isso fez o meu dia mais especial.
Enfim, chegando la eu fiquei feliz de perceber que tenho evoluído bastante na questão de participar mais, os professores elogiaram isso :) mas também, na aula de psicologia vimos Sensação e Percepção, e eu já havia lido bastante sobre o assunto nos meus livros e nas minhas Mente e Cérebro. Em Parasitologia, eu li o capítulo que ela mandou, então foi fácil responder o que ela perguntava. Em Metodologia, ele falou sobre memorização, e ano passado eu fui numa palestra sobre isso (nunca achei que ia usar o conteúdo da palestra).
O que fica de tudo isso?
Procure sempre estar atualizado em todos os assuntos relevantes pra área que você deseja estudar, não importa qual. Isso vai render bons comentários, e vai te deixar bem visto aos olhos do professor. Além disso, os seus colegas se sentirão mais à vontade para tirar dúvidas com você, o que é importante. Dividir o conhecimento ajuda a fixá-lo ainda mais na sua mente.
Além disso, ajude ao próximo o máximo que puder. Não seja egoísta, porque o ato de ajudar faz muito bem à quem você ajuda, e à você mesmo. Converse com as pessoas, ajude-as onde elas tiverem dificuldade, escute-as, tente entender as diferenças que fazem cada um ser tão único e especial à sua maneira.
É isso, e tenham sempre em mente que em qualquer profissão que você estiver, vale a pena receber um sorriso em troca de um serviço prestado. Distribua alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário